Fork me on GitHub

Ambiente de configuração em 7 ítens

2010-12-30 00:00:00 +0000

Dando continuidade a essa enquete nerd (à convite do Vinibaggio e do PotHix) descrevo aqui meu ambiente de trabalho.

Hardware / SO

Trabalho, hoje, num hardware bastante singelo: um Acer Aspire dual-core 1.73GHz com 2Gb de ram, que, exceto para jogar, supre as minhas necessidades de desenvolvimento. Todavia no começo de 2011 pretendo adquirir um Dell XPS14.

Quanto ao SO, acho que é quase unânime, entre quem está participando dessa brincadeira, que Windows não é um Sistema Operacional. (#freeTrollage)

Utilizo Linux no desktop desde meados 2005 e profissionalmente desde 2006. Desde então utilizo Slackware (exatamente, você leu corretamente, Slackware) como distribuicão principal. Utilizo-o pois gosto bastante da maneira simples que a distribuição é mantida. Pretendo, em breve testar o FreeBSD

Editor de Texto

Nesse tópico não há dúvidas. Utilizo e recomendo o vim. Até porque últimamente tenho programado apenas em C e Ruby. Como pretendo desenvolver meu TCC em Java, passarei o semestre utilizando o Eclipse (possivelmente com o eclim).

Terminal / Shell

Como terminal, utilizo o xterm turbinado pelo tmux (valeu @qmx). No quesito shell, costumo utilizar o Bash, embora esteja com vontade de experimentar o TCSH (uma versão mais parruda do Berkley csh).

Browser

Meu browser padrão é o Firefox. Embora haja bastante reclamação quanto ao consumo de memória, não tenho nenhum problema com isso. Meus 2Gb são mais do que o suficiente para rodar o FF num Fluxbox e o uso de memória não passa de 50%. Nesse momento, com o FF 11 abas abertas, e alguns serviços rodando (Mysql, webrick, sphinx, bind, ssh, X …) estou usando 1.6Gb, sendo que 0.6Gb é cache de disco :D

Controle de versão

Git, Git, Git.

Outros Softwares

  • Pidgin
  • Cmus
  • GKrellm

Música

Normalmente trabalho sem ouvir música, mas curto ouvir Blues, Jazz e Erudito (especialmente Choppin, Vivaldi, Bethoveen e Bach).

Acho que é isso. Para continuar com a brincadeira, convido Tomás D’Stefano, Nelson Haraguchi e o RafaelRosaFu (#troll? :)

blog comments powered by Disqus